Você sabe qual a mensagem daquela música?

Posted by Sotark | Categoria:

Um post que queria fazer há algum tempo. Afinal, você sabe o real significado de algumas músicas?

Se você estiver esperando que eu vá tratar de Cláudia Leite ou o último sucesso do Restart, nada disso. Vou comentar sobre músicas que realmente têm algo a dizer.
Então família colorida, isso aqui não é pra vocês... NÃO... esperem, na verdade, vocês têm a obrigação de ler este post.


American Pie- Don McLean


Letra e tradução

A maior parte das pessoas que nasceram na década de 90 ou posteriormente, conhecem essa música na vóz de Madonna e atribuem à ela a autoria. A versão da cantora fez muito sucesso em meados dos anos 2000, quando foi regravada pela cantora para promover a trilha seu filme "The Next Best". Mas o que muitos desconhecem é que a canção foi topo das paradas no início da década de 70, com interpretação original de seu compositor, o músico americano Don McLean. Segundo as palavras do próprio McLean, a letra se refere ao “Dia em que a música morreu” (The Day The Music Died), uma alusão ao dia 3 de Fevereiro de 1959, quando um acidente aéreo tirou a vida do piloto Roger Peterson e dos músicos Buddy Holly(considerado um dos pioneiros no Rock and Roll), Ritchie Valens(famoso por suas interpretações de rock e pela música La bamba) e The Big Bopper(também um dos pioneiros, famoso pela canção Chantilly Lace). Don diz que a música representa a transformação da inocência dos anos 50, na escuridão política e musical da década seguinte.


The boxer- Simon & Garfunkel


Letra e tradução

Em uma entrevista para Playboy, em 84, Paul Simon revelou que compôs a música quando críticos escreviam coisas duras sobre suas canções. Ele é o boxeador. 
“A música é sobre mim, todos me batendo... Os primeiros anos foram puro louvor, até encontrarmos nossa primeira crítica. Levou dois ou três anos para perceberem que não somos estranhas criaturas que emergiram da Inglaterra, mas apenas dois caras do Queens que costumavam cantar Rock'n Roll.Bem talvez não fomos verdadeiros “folkies” (músicos do estilo folk) afinal. Talvez nem mesmo Hippies!”.
O refrão da música, sem palavras “lie-lie-la”, era para ser apenas um espaço reservado a ser preenchido verdadeiro refrão posteriormente, mas acabou fazendo parte da versão final.
“Eu não tinha nenhuma palavra! Então as pessoas disseram que era “lie”(mentira), mas eu não quiz dizer isso realmente. Mas não é uma falha de composição, porque pessoas gostam e colocam bastante significado nela. O resto da música já tem muito poder e emoção. Acho que está bem, mas para mim, sempre quando canto aquela parte, fico um pouco embaraçado”.
Algumas partes, segundo Paul, foram inspiradas em palavras da Bíblia, que às vezes lia no hotel.
“É onde encontro frases como: 'workman's wages' (salário operário) 'came from (surgiu ou veio), e 'seeking out the poorer quarters' (procurando os bairros mais pobres).”

Uma curiosidade, a gravação original durou por volta de 100 horas.


Ring of fire- Johny Cash


Letra e tradução

Surpresa para alguns, a canção não foi escrita por Cash, mas sim por sua parceira June Carter. Ela escreveu a letra sobre seu relacionamento com Johny Cash. Se sentiu como se estivesse dentro de um “anel de fogo” (Ring of fire). Cash estava envolvido com drogas e tinha um estilo de vida muito ousado. 
Quando escreveu ambos eram casados (não entre si ), mas tornaram- se parceiros músicas e amigos próximos. Em 67 os dois divorciaram- se e então se casaram em 68. 
“ Nã há maneira de estar nesse tipo de inferno. Não há modo de apagar o fogo que queima, queima, queima” escreveu.
Não muito tempo depois de ouvi- la pela voz de Anita, irmã de June, Cash teve um sonho cantava a música com cornetas Mariachi (estilo de música ou artistas mexicanos). Sim essa é a versão que você conhece.
Ela afirmou ter salvado a vida de Johny o tirando das drogas. June morreu em 2003, após 35 anos casada com Cash, que faleceu 4 meses depois.


Radio Gaga- Queen


Letra e tradução

Obviamente, você interpreta as intenções dessa música ao ler a letra (ao menos é o que espero). Bom mesmo assim não custa mencionar, já que a música é excelente. 
Ela foi escrita pelo baterista do Queen, Roger Taylor, como forma de crítica às emissoras de rádio que estavam se tornando muito comerciais e tocando as mesmas músicas repetidamente (identificações com a realidade atual?). E isso foi antes das rádios serem desreguladas, permitindo companhias adquirirem múltiplas estações, resultando menos concorrência e em mais propriedades corporativas. Consquência? Rádios ruins.
Taylor disse que se inspirou e escreveu a música após assistir à MTV. Ele percebeu que muitas crianças assistiam ao canal em vez de ouvir rádio
Uma coisa que você poderia morrer sem saber: Lady Gaga, tirou seu nome dessa canção.


Question- System of a Down


Letra e tradução

Uma dos grupos atuais que gosto. 
Essa talvez seja uma das letras menos políticas e críticas da banda. Deixarei as outras para posts futuros.
A música trata sobre como questionar sua fé, se perguntando sobre a vida e a morte, o céu e o inferno. A parte "Sweet berries ready for two" (doces frutos prontos para dois) é uma analogia à Adão e Eva. O refrão “Do we, do we know, when we fly, when we, when we go, do we die" (Nós sabemos, sabemos quando voamos? Quando nós, quando nós vamos morrer?) é sobre subir ao céus. 
A canção também trata de como as pessoas usam a religião, para esquecer os problemas e não se preocupar com o agora.
O vídeo- clipe (acima) foi feito após um sonho que o baixista, Shavo Odadjian, tivera em que um garoto oferecia frutas vermelhas à uma garota, desconhecendo serem venosas

Então é isso, espero que tenham aproveitado, pois foi bastante trabalhoso runir esse breve conteúdo. 
Quem sabe logo farei uma segunda parte.
Então enviem sugestões, inclusive de artistas nacionais que ficaram em falta, pelos comentários,
twitter: @soujoblog
ou por
e-mail: soujoblog@yahoo.com

Fontes: SongFacts;  Youtube;  WikiPedia.

3 Comentários:

  1. Anônimo disse...:

    O post ficou muito interessante!
    Espero que continue a postar coisas interessantes, legais e divertidas assim...
    Precisamos de cultura, informação e uma boa dose de humor... tudo isso se encontra aki.
    Parabéns!

  1. Anônimo disse...:

    A única que eu sabia era a do Cash. Adorei a do SOAD, eles são foda. Amei o post. Genial!

  1. Sotark disse...:

    Minha ideia inicial era fazer um post sobre as as músicas do SOAD, mas então me lembrei de American Pie, que acho o contexto dela muito foda.

Postar um comentário